formatosprincipais
qualificação
Os produtos de qualificação realizados pelo Instituto Rio Moda e pela ABPModa baseiam-se na chamada Andragogia, que é a Pedagogia do adulto, valorizando elementos como a crítica, a vivência e a ação dos participantes como aliados essenciais na conceituação. Os facilitadores planejam sua ação prevendo espaços a serem preenchidos pelo que emerge do grupo, o que torna todos coautores e corresponsáveis pelo resultado.
consultoria
As consultorias são o formato mais flexível de atendimento produzido pela ABPModa e pelo Rio Moda, quando as questões e "dores" dos gestores e empreendedores participantes recebem foco integral dos consultores que conduzem o trabalho. Os relatórios gerados nas sessões individuais registram os aprendizados, sistematizam as sugestões de direcionamento e criam uma importante cultura de planejamento.
eventos técnicos
Conciliar leveza e profundidade é a tônica dos eventos técnicos que a ABPModa e o Rio Moda têm concebido/produzido, em geral ao longo de um período concentrado de um a três dias e atendendo de 200 a 400 participantes. Convidados estrangeiros fazem contraponto com os especialistas e empreendedores atuantes no Brasil, o que gera novas referências para os participantes inovarem em suas práticas de criação, comunicação e gestão.
exposições multimídia
Por entender que não apenas a Moda mas as diversas manifestações da economia criativa têm uma relação inequívoca com a cultura que nos envolve e sustenta, as exposições se anexaram aos eventos técnicos desde os anos 2010. De lá para cá a demanda por este tipo de configuração ampliou-se e tem evoluído para plataformas multimídia, gerando experiências imersivas que contribuem com o processo educativo que nos justifica.
mentoria coletiva
As mentorias coletivas realizadas pela ABPModa e pelo Rio Moda partem do princípio que profissionais aprendem individual e coletivamente por meio da ação coordenada pelos(as) mentores(as). Grupos pequenos compartilham de um espaço conjunto para nivelamento conceitual e o colocam em prática divididos em grupos ainda menores, em geral tratando uma das marcas do grupo como caso de estudo.
eventos de acesso ao mercado
Como a proposta essencial do Rio Moda e da ABPModa é participar do processo de transformação dos profissionais e empresas com quem trabalhamos, os nossos eventos de acesso a mercado incluem inteligência de mercado, um processo de curadoria das marcas participantes, uma etapa de capacitação em atacado e palestras motivacionais, podendo chegar à concepção do espaço dos estandes e a produção de desfiles.
curadoria de profissionais e produtos
A experiência de curadoria origina-se da própria estrutura matricial da ABPModa e do Rio Moda, quando entendemos que um conjunto de temas e facilitadores diversos deveria se somar para produzir dinâmica e intencionalmente um efeito conjunto. Reunir elementos de forma a conciliar a preservação do espaço e o brilho individual de cada um, ao mesmo tempo em que se gera um resultado coletivo, têm se expandido de profissionais para produtos.