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Movimento Criativo do Macramê

Programa do Artesanato Paraibano PAP

Saiba mais

o quê?
O Movimento Criativo do Macramê foi realizado em quatro etapas: mentoria coletiva presencial de abertura; consultoria individual presencial; consultoria individual online; e mentoria coletiva presencial de fechamento. Os participantes foram acompanhados de forma personalizada, com foco em criação, identidade, inovação, cores, produto e posicionamento.

como?
As mentorias coletivas presenciais de abertura e de fechamento foram conduzidas em dois dias seguidos durante a manhã e à tarde. As consultorias individuais presenciais foram realizadas em três dias seguidos, assim como as consultorias individuais online, mediante agendamento de duas horas por artesão em cada um dos dois formatos.

quando?
Sempre intercalando momentos coletivos com individuais, online e presenciais, o calendário das jornadas criativas respeitou as necessidades de artesãos e artesãs que estão à frente se seus empreendimentos. Todas as atividades realizaram-se em João Pessoa, Campina Grande e Araruna entre 10 de setembro e 30 de outubro.

para quem?
Por meio de processo seletivo online aberto, foram selecionados 10 artesãos em cada cidade formando o total de 30 participantes. A seleção ocorreu em duas etapas, sendo necessário confirmar disponibilidade para participar de todas as atividades.

Quais foram os conteúdos?

– Exposição sobre Economia Criativa

– Criatividade com ativo financeiro

– Capital intelectual

– Identidade

– Auto-pesquisa

– Pesquisa criativa: Teoria e ferramentas

– DNA do artesão

– Cool-hunting

– Território como base do artesanato

– Captação do entorno com registro

– Criação de painel coletivo de inspirações

– Mapa mental coletivo

– Desenvolvimento de coleção

– Mix de produto, mix de linguagem, grade e profundidade

– Tema e inspirações

O que os participantes ganharam?

Preparação para responder prontamente às necessidades de ambiente comercial cada vez mais concorrido;

Meios para aprimorar qualificação no que se refere aos temas trabalhados, atingindo melhores resultados;

Visão crítica da prática do dia a dia, adotando o autodesenvolvimento para o crescer como empreendedor;

Compreensão das necessidades dos clientes para criação de soluções que alavancaram resultados de seus respectivos empreendimentos;

Agente multiplicador para contribuição efetiva do crescimento sustentável de seus respectivos empreendimento.

Quem conduziu e facilitou o programa?

  • Ana Sudano

    Graduada em Design de Moda pela Universidade Fumec, com pós-graduação em Gestão para Negócios de Moda pelo Senac SP e formação técnica pelo Senai. Com experiência iniciada em 2000, atua como estilista, educadora e consultora criativa, participando de grandes semanas de moda e capacitações setoriais pelo Instituto Rio Moda e ABPModa.
  • Roberto Mereiles

    Tem forte atuação na consultoria em Educação, Marketing e Organizações há mais de trinta anos. É Mestre em Educação pela PUC-Rio, Pós-graduado em Administração pelo Coppead UFRJ e Engenheiro pela UFRJ. Escreveu livros sobre Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado. Há dezesseis anos fundou o Instituto Rio Moda e da ABPModa, dos quais é diretor.
  • Carol Teixeira

    Designer de Moda pela Unipê, com especialidade em Macramé moderno. Em 2018, ano da conclusão da sua graduação, conquistou o 2⁰ lugar no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Atualmente, é professora de moda no ensino médio e técnico da rede pública e tem atuado como estilista e na capacitação de diferentes públicos.
  • Flávio Costa

    Graduado em Fotografia, com MBA em Cultura Visual: Fotografia e Arte Latino-Americana e pós-graduação em Cinema e Linguagem Audiovisual. Autor do ensaio Mercado da Fome, já ministrou oficinas de fotografia para comunidades quilombolas, indígenas e rurais no sertão e agreste pernambucano. Hoje trabalha com ONGs de agroecologia no Polo da Borborema, na Paraíba.

Perguntas frequentes

Quem participou do programa?
Artesãos em busca de opções mais assertivas para os seus empreendimentos com empenho e embasamento, garantindo iniciativas viáveis, eficientes e eficazes.

O programa ofereceu certificado?
O certificado foi disponibilizado para todos os participantes que cumpriram pelo menos 75% da carga horária das atividades para as quais se inscreveram.

Quando aconteceu o programa?
Os encontros foram realizados entre 10 de setembro e 30 de outubro de 2025, de acordo com calendário específico de cada atividade.

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