Fortalecimento ESG para micro e pequenas empresas
sustentabilidade, estratégia e equilíbrio
Saiba mais
O quê?
Facilitadores referência compartilham conteúdo em encontros individuais e coletivos, quando trabalham em cinco módulos: Mergulhando no ESG, Diagnóstico e Plano de Ação; Foco no Meio Ambiente; Foco no Social e Foco na Governança.
Como?
O programa é online seguindo cronograma que respeita as necessidades de empreendedores como você. Também há um fórum permanente para manter aberto o canal entre participantes e facilitadores nos intervalos entre os encontros.
Para quem?
Em cada grupo as vagas são limitadas para 20 micro e pequenas empresas em busca de opções mais assertivas para se desenvolver e ganhar mercado, por meio de estratégias viáveis, eficientes e eficazes.
Facilitadores referência compartilham conteúdo em encontros individuais e coletivos, quando trabalham em cinco módulos: Mergulhando no ESG, Diagnóstico e Plano de Ação; Foco no Meio Ambiente; Foco no Social e Foco na Governança.
Como?
O programa é online seguindo cronograma que respeita as necessidades de empreendedores como você. Também há um fórum permanente para manter aberto o canal entre participantes e facilitadores nos intervalos entre os encontros.
Para quem?
Em cada grupo as vagas são limitadas para 20 micro e pequenas empresas em busca de opções mais assertivas para se desenvolver e ganhar mercado, por meio de estratégias viáveis, eficientes e eficazes.
quais são os conteúdos?
Mergulhando no ESG
Discutimos os caminhos para tornar as empresas ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis e transparentes, por meio do conhecimento dos conceitos e práticas ESG. Também tratamos de como os ODS servem para alinhar os objetivos de sustentabilidade das empresas com os objetivos globais de desenvolvimento sustentável.
Diagnóstico ESG
A partir do preenchimento de um questionário online seguido de uma reunião individual com cada empresário participante, diagnosticamos seu nível de maturidade nas práticas voltadas para o E (Meio Ambiente), S (Social) e G (Governança), o que é a base para traçar um plano de ação que conduza a uma evolução gradativa e estruturada das suas práticas ESG.
Foco no Meio Ambiente
Apresentamos práticas que mitigam o impacto ambiental de cada empresa, como a redução das emissões de carbono, a gestão de resíduos, as práticas de eficiência energética, a conservação da água e a proteção da biodiversidade. Discutimos a Ecologia Industrial, que substitui a economia linear pela circular, que amplia os usos de um produto específico.
Foco no Social
Aprofundamos este tópico, dando luz a práticas de responsabilidade social como condições de trabalho justas, respeito aos direitos humanos em toda a cadeira de fornecimento e produção, engajamento efetivo com as comunidades locais, apoio a iniciativas sociais, promoção de diversidade e inclusão dentro da empresa.
Foco na Governança
Discutimos práticas de governança sólidas que são transversais aos eixos social e ambiental, estruturando processos para pequenas e micro empresas comprometidas com a sustentabilidade, incluindo clareza na sua missão, visão e valores, uma estrutura de liderança transparente e gestão de riscos eficaz.
Plano de Ação
Para as empresas participantes, será definido um conjunto de iniciativas e metas para alinhar práticas organizacionais aos princípios de sustentabilidade, responsabilidade social e governança ética. Integrado à estratégia do negócio, o plano deve ser revisado periodicamente, garantindo sua relevância/eficácia e gerando valor de longo prazo para todos os atores envolvidos.
Discutimos os caminhos para tornar as empresas ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis e transparentes, por meio do conhecimento dos conceitos e práticas ESG. Também tratamos de como os ODS servem para alinhar os objetivos de sustentabilidade das empresas com os objetivos globais de desenvolvimento sustentável.
Diagnóstico ESG
A partir do preenchimento de um questionário online seguido de uma reunião individual com cada empresário participante, diagnosticamos seu nível de maturidade nas práticas voltadas para o E (Meio Ambiente), S (Social) e G (Governança), o que é a base para traçar um plano de ação que conduza a uma evolução gradativa e estruturada das suas práticas ESG.
Foco no Meio Ambiente
Apresentamos práticas que mitigam o impacto ambiental de cada empresa, como a redução das emissões de carbono, a gestão de resíduos, as práticas de eficiência energética, a conservação da água e a proteção da biodiversidade. Discutimos a Ecologia Industrial, que substitui a economia linear pela circular, que amplia os usos de um produto específico.
Foco no Social
Aprofundamos este tópico, dando luz a práticas de responsabilidade social como condições de trabalho justas, respeito aos direitos humanos em toda a cadeira de fornecimento e produção, engajamento efetivo com as comunidades locais, apoio a iniciativas sociais, promoção de diversidade e inclusão dentro da empresa.
Foco na Governança
Discutimos práticas de governança sólidas que são transversais aos eixos social e ambiental, estruturando processos para pequenas e micro empresas comprometidas com a sustentabilidade, incluindo clareza na sua missão, visão e valores, uma estrutura de liderança transparente e gestão de riscos eficaz.
Plano de Ação
Para as empresas participantes, será definido um conjunto de iniciativas e metas para alinhar práticas organizacionais aos princípios de sustentabilidade, responsabilidade social e governança ética. Integrado à estratégia do negócio, o plano deve ser revisado periodicamente, garantindo sua relevância/eficácia e gerando valor de longo prazo para todos os atores envolvidos.
O que você ganha participando?
Você se prepara para atender necessidades de um ambiente de negócios em mutação, considerando o contexto socioeconômico e político que estamos vivendo;
Ganha meios para aprimorar sua qualificação no que se refere aos temas trabalhados, com bases conceitual e motivacional para atingir melhores resultados;
Desenvolve uma visão crítica do aprendizado conceitual versus a prática do dia a dia, adotando o autodesenvolvimento para o crescer como empreendedor(a);
Passa a compreender e traduzir as necessidades dos clientes internos e externos, criando soluções que alavanquem os resultados do seu negócio;
Torna-se um(a) agente multiplicador(a) capaz de contribuir para o futuro virtuoso da sua empresa, por meio de um crescimento sustentável.
Ganha meios para aprimorar sua qualificação no que se refere aos temas trabalhados, com bases conceitual e motivacional para atingir melhores resultados;
Desenvolve uma visão crítica do aprendizado conceitual versus a prática do dia a dia, adotando o autodesenvolvimento para o crescer como empreendedor(a);
Passa a compreender e traduzir as necessidades dos clientes internos e externos, criando soluções que alavanquem os resultados do seu negócio;
Torna-se um(a) agente multiplicador(a) capaz de contribuir para o futuro virtuoso da sua empresa, por meio de um crescimento sustentável.
Perguntas frequentes
Quem deve fazer o programa?
Empreendedores(as) que buscam opções mais assertivas para os seus negócios com empenho e embasamento, garantindo iniciativas viáveis, eficientes e eficazes.
Quem não precisa fazer o programa?
Empresas maduras, bem-sucedidas e especializadas nos processos de ESG.
O programa oferece certificado?
O certificado será disponibilizado para todos os participantes que cumprirem pelo menos 75% da carga horária das oficinas coletivas e consultorias individuais.
Empreendedores(as) que buscam opções mais assertivas para os seus negócios com empenho e embasamento, garantindo iniciativas viáveis, eficientes e eficazes.
Quem não precisa fazer o programa?
Empresas maduras, bem-sucedidas e especializadas nos processos de ESG.
O programa oferece certificado?
O certificado será disponibilizado para todos os participantes que cumprirem pelo menos 75% da carga horária das oficinas coletivas e consultorias individuais.
Quem vai conduzir e facilitar o programa?
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Eduardo Ribeiro
Empreendedor, sócio-fundador e CEO da DBMAX Applied Data Science. Consultor experiente, também é palestrante e professor em instituições como Instituto Rio Moda / ABPModa, Ibmec, Descomplica e Sebrae. Consultor em Gestão Estratégica e Planejamento Ágil. -
Fernanda Casares
Pesquisadora do Programa de Apoio à Pesquisa e Docência do Departamento de Ecologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e colaboradora do Instituto Brasileiro de Biodiversidade, doutora em Ecologia e especialista em biodiversidade marinha. -
Ligia Bassoul
Especialista em Planejamento Estratégico, ESG e Inovação, Gerente de Estratégia da Cedae e gestora de projetos de conservação ambiental do Instituto Brasileiro de Biodiversidade – BrBio, que trabalha em prol de desenvolver novas competências para promover uma melhor qualidade de vida para todos. -
Márcio Martins
Formado em Comunicação Social, com especialização em Marketing e Branding. Atuou em empresas brasileiras e estrangeiras, agências de relações públicas e de publicidade, órgãos públicos e grandes jornais. Professor e palestrante sobre temas ligados à Comunicação e Marketing. Gerente de Comunicação do think tank Centro Brasil no Clima, onde coordena o Comitê de Diversidade e Inclusão, e integra o conselho do Instituto Brasileiro de Biodiversidade.
quais são os benefícios mesmo?
Você se prepara para atender necessidades de um ambiente de negócios em mutação, considerando o contexto que estamos vivendo;
Ganha meios de aprimoramento sua qualificação no que se refere aos temas trabalhados, ganhando bases conceitual e motivacional para atingir melhores resultados;
Desenvolve uma visão crítica do aprendizado conceitual versus a prática do dia a dia, aplicando o autodesenvolvimento para o crescer como empresário;
Passa a compreender e traduzir as necessidades dos clientes internos e externos, criando soluções que alavanquem os resultados do seu negócio;
Torna-se um agente multiplicador capaz de contribuir para o futuro da sua empresa, por meio de um crescimento sustentável.
Ganha meios de aprimoramento sua qualificação no que se refere aos temas trabalhados, ganhando bases conceitual e motivacional para atingir melhores resultados;
Desenvolve uma visão crítica do aprendizado conceitual versus a prática do dia a dia, aplicando o autodesenvolvimento para o crescer como empresário;
Passa a compreender e traduzir as necessidades dos clientes internos e externos, criando soluções que alavanquem os resultados do seu negócio;
Torna-se um agente multiplicador capaz de contribuir para o futuro da sua empresa, por meio de um crescimento sustentável.
realização